As leis na grande maioria das vezes existem e atuam com o foco no maior número de pessoas possível. Isso por si só não é errado e ajuda a manter a ordem e a coesão nas sociedades; entretanto, não é exatamente assim que funciona no país do sol-nascente, com toda a sua cultura oriental milenar que causa curiosidade e admiração de muitas pessoas ao redor do mundo.
Por muitos anos, a velha e ultrapassada estação de trem em Kami-Shirataki, situada no norte da ilha de Hokkaido, continuou funcionando para somente uma passageira. Sim, é exatamente isso, pois a administração local não visou a prestação de serviços para conseguir apenas lucro, mas se dedica a passageira que é uma adolescente em período escolar que ainda não se formou nos seus estudos.
A forma e a razão pelas quais o governo japonês tomou essa decisão, podem fazer com que a sociedade como um todo, veja o mundo atualmente sob um ângulo totalmente diferente e inusitado para melhor. Dia após dia, o trem solitário faz apenas duas viagens: uma pelo período da manhã quando a mocinha Horodo Kana de 17 anos de idade, ruma em direção a escola e a noite, quando a mesma retorna para o seu lar.

Há três anos, o número de passageiros na estação de Kami-Shirataki diminuiu sensivelmente, provocando o cancelamento das operações naquela localidade do Japão, até mesmo porque se trata de uma área bastante remota e o serviço férreo de cargas também já tinha cessado há dois anos antes. A "Japan Railways" estava na iminência de fechar definitivamente a estação, quando percebeu que havia uma menina que continuava a pegar o trem todos os dias.
Os administradores japoneses continuam a operar naquela estação específica até que a menina termine os seus estudos e conquiste o seu diploma escolar. Como se isso não bastasse, os funcionários ajustaram o horário do trem, de modo que obedeça os horários de aula da menina.
No dia 26 de março de 2016, Horodo se formou e finalmente a estação de Shirataki Kami foi fechada. Com esse gesto simples, mas repleto de simbolismo, respeito e bondade, não é sem menos, que o governo japonês esteja recebendo centenas de elogios de várias pessoas.
O Japão é conhecido mundialmente por se utilizar de alta tecnologia nos seus transportes urbanos. O trem de alta velocidade inclusive, está chegando às zonas rurais, e é por isso que essa história seja talvez ainda mais comovente, pois apesar de ser uma nação altamente tecnológica, o Japão, conseguiu colocar as pessoas em primeiro lugar e fez um esforço organizado e respeitoso para não deixar ninguém de fora desse progresso singular.
Fonte: http://goo.gl/luP4AI





Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo,
clique aqui