Parece algo do Senhor dos Anéis - uma enorme cidade subterrânea de túneis iluminados por lâmpadas de óleo, com espaço para mais de 20 mil pessoas, logo abaixo dos pés das pessoas.
Mas uma vasta cidade subterrânea acaba de ser descoberta na Capadócia - completamente por acaso.
Trabalhadores na Turquia encontraram a entrada para um vasto labirinto subterrâneo sob casas programadas para demolição na cidade de Nevsehir.

Trabalhadores que movimentavam pilhas de terra descobriram os sinais de uma enorme rede de túneis que, segundo se acredita, datam de 5.000 anos.
A descoberta ecoa a famosa descoberta de outra cidade subterrânea, Derinkuyu (na foto), um complexo de 18 andares foi encontrado na área quando um homem derrubou uma parede em seu porão em 1963.
Acredita-se que a nova cidade subterrânea seja ainda maior - construída, como Derinkuyu, durante a era bizantina, para proteger os ocupantes de guerras clandestinas na região.
Os moradores de Derinkuyu podiam se fechar usando portas de pedra gigantescas.
"Essa nova descoberta será acrescentada como uma nova pérola, um novo diamante, um novo ouro", disse o prefeito de Nevsehir, Hasan Unver, à National Geographic.
"Quando a cidade subterrânea abaixo do Castelo de Nevsehir for completamente revelada, é quase certo que mudará dramaticamente o destino da Capadócia."
As primeiras estimativas sugerem que a cidade, descoberta em 2012, poderia ser um terço maior que a Derinkuyu.
Obras de renovação planejadas foram canceladas enquanto os arqueólogos investigam os túneis.
Fonte: Metro
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo,
clique aqui